­

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Deus, Um Delírio: O Debate - Richard Dawkins & John Lennox


O debate entre o ateísmo e o cristianismo sempre teve um importante papel na história humana, porém ambos os lados sempre sentiram que seus argumentos foram mal-compreendidos, o que indica a necessidade de uma contínua comunicação entre eles. Na atualidade, muitos tem se levantado para defender seus pontos de vista. Neste debate, o Dr. Richard Dawkins, escritor do livro "Deus, um Delírio", defende a posição ateísta e o Dr. John Lennox defende a teísta e cristã. Na verdade, o que é um delírio? O Ateísmo ou O Cristianismo? Veja o debate e, se possível, tire suas conclusões.

DOWNLOAD
O Download não é permitido devido aos direitos autorais

Tradução e Legenda: Dimas Luz.
Revisão: Equipe Deus em Debate.

20 comentários

Dumane disse...

Parabéns pelo blog. Excelentes materiais.
Vi que vocês têm este debate em forma escrita. Não dará para fazer o download do mesmo?

Abraços

Deus Em Debate disse...

Dumane,

O '.pdf' do debate estará sempre disponível para download. Estamos negociando ainda os direitos do vídeo.

Em Cristo,
Equipe Deus em Debate

Luís disse...

Olá Pessoal!
Gostei muito do blog de vcs ja estou seguindo.
Aproveito para divulgar o meu blog http://wwwadoradoresemverdade.blogspot.com/
quando puderem façam uma visita.
Um abraço fiquem na Paz.

Unknown disse...

Quero parabenizar pela qualidade das informações publicada neste blog. Desejo sinceramente que o Senhor, nosso Deus continue abençoando este trabalho maravilhoso de buscarmos também a nossa fé através de bons argumentos que nos fortalecem na caminhada!

rodrigo freitas disse...

Sou cristão, e achei o debate é muito bom mesmo! Só senti um pouco na falta de administração de quem organizou: eles fizeram como se tivessem discutido com o livro e não o proprio Dawkins. Era para Dawkins falar do livro, Lennox acusar, e Dawkins defender as acusações, para então passar para o proximo topico do debate.

Efetivo Toque disse...

O site é ótimo mesmo!
QUanto a esse debate, achei que deveria haver uma postura mais isenta no que diz respeito aos ataques a pessoa de Dawkins. Infelizmente ainda os cristãos não conseguem expor a sua opinião e princípios sem deixar de atacar. Com isso perdemos a oportunidade de defendermos racionalmente a nossa fé e passamos a somente a expor o que julgamos ser o erro do outro. Creio que muitas pessoas saíram desse debate, e de tantos outros cotidianos, sem ter uma opinião clara e positiva do cristianismo. Mesmo assim, valeu a iniciativa.

Ricardo Guerra disse...

Primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo Blog, e dizer que fico feliz em conhecer blogs que estão comprometidos com a Defesa da Fé(Pedro 3.15) e gostaria de saber se posso postar algumas das suas postagens apesar de já ter feito isso.

Ricardosolagratia.blogspot.com

Deus Em Debate disse...

Ricardo,

Você tem todo o direito e o apoio de divulgar qualquer material deste blog.

Em Cristo,
Equipe Deus em Debate.

Unknown disse...

Opa, parabens pelo blog.

Eu só gostaria de pedir para vcs arrumarem o link :D
pois eu gostaria de baixar esse debate

Deus os abençoe grandemente

Darlisson disse...

Sou agnóstico, e queria parabenizá-los pelo blog. Um conteúdo de qualidade com vídeos de debates bem interessantes.

Deus Em Debate disse...

Darlisson,

Obrigado pelo elogio. Espero que Deus possa usar nossos materiais para sanar suas dúvidas e te levar à Fé Cristã.

Abraços.

Unknown disse...

O que me tem vindo aos olhos é que os Cristãos de denominações diferentes como os não Cristãos fazem como uso, disser que o caminho correto a seguir è o seu (sua denominação). E não seguir as palavras, atitudes e ações de Cristo que na verdade o que ele fez foi mostrar o caminho correto que nos homens devemos seguir em pratica de uns para com os outros, Amando, perdoando, respeitando-nos, e que o que vale, não é o caminho que se segui e sim o objetivo. Ele se existiu ou não o que importa essa discussão,a não ser para desviar a atenção da parte principal, que são os seus ensinamentos para o bem de cada um de nos. Então ficamos a questionar sua existência, será que isto não è uma maneira de continuarmos a seguir o caminho que bem quisermos, fazendo o que bem entendermos, nos apegando ao caminho que mais nos é confortáveis e não seguir o objetivo principal, que é o bem comum da humanidade? Enquanto discutimos não fazemos o que precisa, o que acham?

Deus Em Debate disse...

Caro Evandro,

Sinto dizer que discordamos de sua posição. Claro, concordamos que o partidarismo em meio a algumas denominações é anti-bíblico e não glorifica a Deus. Também cremos que Ele veio nos mostrar o 'caminho correto', como você mesmo disse.
Mas dizer que 'se existiu ou não o que importa essa discussão' é no mínimo incoerência. Como seguir os ensinamentos de quem não existe? Como depositar a Fé em alguém que não é o que disse ser? Paulo diz que se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa Fé. O que esses debates tentam é mostrar que nossa Fé não é vã, através de provas racionais da deidade de Cristo - como os apóstolos faziam.
Dizer que debater sobre a existência de Deus é apenas uma maneira de 'seguir o caminho que nos é mais confortável', eu não vejo coerência nisto. Os debates tentam - e conseguem - tirar as pessoas do seu conforto para analisar as bases de suas crenças - sejam ateístas, sejam religiosas.
Aconselho que você veja essa palestra: http://deusemdebate.blogspot.com/2010/04/neutralidade-intelectual-william-lane.html

Que Deus te abençoe.
Equipe Deus em Debate

Leonardo disse...

Não consigo mais ter acesso ao debate inteiro, o que aconteceu? Tem como postar de novo? Obrigado.

Yago Martins disse...

O debate completo está disponível no vimeo. Não podemos por no youtube por conta dos direitos autorais :)

Fraga disse...

Senhores,
Por favor, gostaria muito de assistir o debate entre Wiliam Craig X Flew. Entretanto, não sei nada de ingles!!! Alguém aí poderia colocar legenda neste debate. Segue o link:http://www.youtube.com/watch?v=maoGItxwTTA
Aproveito novamente para lembrá-los dos videos do Dr. Francis Shaeffer. Shaefer foi um dos maiores apologistas da década de 70 e 80. Filosofo e cristão. Alguns de seus livros já foram trazidos para o português, mas tem algumas palestras dele que eu, particularmente, assisti-las. Alguém aí poderia colocar a legendas?

Obrigado,
Ivan

Jean Patrik disse...

Uns dos melhores debates que ja vi na minha vida.

Jean Patrik

Célio disse...

Parecer ser um belo debate, mas eu posso baixar o vídeo do vímeo e depois excluir (já que não é permitido o download)? É por que essa é a unica maneira pela qual eu posso assistir! Eu não tenho internet em casa, porém, na universidade a internet é rápida e eu poderia baixar e ver o vídeo em casa!

...Aguardo a resposta! Um abração!

SHAMMAH disse...

Também gostei do debate. Muito bom mesmo. Concordo com o Rodrigo em relação à administração do debate. Mas convenhamos, o Dawkins não disse nada com nada. Muito fraco debatedor na minha opinião. Argumentos fracos. Me pareceu meio perdido.

Daniel Doro disse...

Gostei da proposta do debate, mas junto com o Dawkins eu fiquei frustrado com a dinâmica. Acho até valido eles terem fixado os temas, mas se o livro do Dawkins estava em questão, na minha opiniao o certo seria: Dawkins esclarece o seu intento, Lennox defende e Dawkins faz a tréplica. Daí muda de assunto pra abranger mais temas e por aí vai.

Fiquei um pouco decepcionado com o desempenho do Dawkins tb... achei ele um pouco perdido e nervoso. Nao vou tomar conclusoes quanto ao tradicional desempenho dele, pois essa foi uma situação em que ele foi convidado em um ambiente aparentemente cristão o que pode nao te-lo deixado a vontade.

Infelizmente, debates sao coisas dificeis de se fazer. As vezes a pessoa fala uma frasezinha que vc precisa rebater na hora, mas como ela tem todo um fim de discurso, vc tem que esperar e acaba perdendo o fio da meada.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...